O funil de vendas é uma ferramenta muito importante e essencial do marketing digital. Hoje você vai entender esta ferramenta de forma geral e assim saberá criar sua própria jornada completa.
Os conteúdos de um site ou blog de empreendimentos têm como objetivos atrair novos leitores e depois, através de nutrição e educação, direcionam o leitor a se tornar um cliente.
Não é através de conteúdos aleatórios que você vai conseguir estabelecer toda esta jornada. Por isso o funil de vendas é tão importante e hoje você saberá o que é e também como aplicá-lo. Para isto é só continuar lendo.
Funil de Vendas: o conceito geral
O funil de vendas é uma forma de delinear e criar sistemas de engajamento que possam levar um simples visitante a se tornar um consumir assíduo ou lead e finalmente convertê-lo em um cliente em potencial. Depois disso ainda entra a parte do time de vendas que finaliza a aquisição.
De forma geral o funil de vendas é um “roteiro” que guia o seu leitor através de diferentes etapas essenciais. Todas estas etapas são realizadas através de conteúdos diferentes e específicos para cada uma das etapas da jornada.
Tudo esta relacionado ao seu objetivo final. Para isto o marketing de conteúdos é explorado de forma sistemática. Assim se cria uma jornada de nutrição de conteúdos que tem como objetivo educar o seu leitor a cerca do que você está oferecendo.
O que define se um produto é realmente interessante nem sempre são suas propriedades físicas ou funcionalidades. Na maioria das vezes o que define um bom produto é a campanha por trás dele.
O funil de vendas explora diversas opções, todas elas focadas em levar o seu produto ao conhecimento do leitor e com isso criar todas as condições necessárias para se concretizar uma venda.
O funil de vendas basicamente é dividido em três pilares fundamentais. Cada um destes pilares possui as suas regras especificas principalmente quando o assunto é produção de conteúdos.
Agora precisamos conhecer cada um destes pilares e assim aprenderemos a explorar esta ferramenta essencial para o sucesso do seu empreendimento no marketing digital e campo de atuação online. Então continue lendo e saiba tudo.
Topo de funil – atração
Tudo começa no topo do funil que é a etapa de atração. Todos os materiais que serão ofertados no seu site ou blog precisam ser consumidos senão se tornam inúteis.
É neste momento que entra o topo de funil. Nesta etapa deve se destinar 80% da sua produção de conteúdos. Estes conteúdos devem ser fáceis de serem lidos e compreendidos mesmo por leigos no assunto. É justamente este o objetivo, ensinar leigos sobre determinado assunto e apresentá-lo a um novo mundo de conhecimentos.
Meio de funil – consideração/avaliação
No meio do funil de vendas a situação muda um pouco. Aqui o leitor já conhece o assunto de forma superficial, mas ainda precisa entender os benefícios da sua oferta e o que ela tem a ganhar com isso.
Nesta etapa do funil de vendas são ofertados materiais mais específicos e abrangentes como e-books, Landing Page, copywritings entre outros conteúdos.
Aqui a proporção de produção será de 20% dos conteúdos. Esta etapa também delineia quem são os seus leitores assíduos. É nesta etapa do funil de vendas que estão os leads que devem ser preparados para o próximo estagio.
Fundo de funil – finalização/conversão
No fundo do funil que também deve contar com uma proporção de 20% devem estar os conteúdos que realizam a finalização e conversão em vendas. É nesta etapa que todo o trabalho é compensado, pois prepara o lead qualificado para se tornar um verdadeiro cliente.
Nesta fase há quebras de objeções e é aqui que o cliente deve entender porque deve adquirir com você tão produto ao invés de recorrer ao seu cliente.
Utilizando o funil de vendas ao seu favor se torna ainda mais eficaz a sua estratégia de marketing digital. Curta e compartilhe com os amigos e acompanhe o blog para mais novidades.
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