Antigamente, o significado de canais de mídia onde as empresas divulgavam seus produtos e serviços se resumia “mídias tradicionais”. Era especialmente nos jornais, revistas, televisão, rádios e outdoors que as empresas queriam estar e disputavam por espaços privilegiados para chamar mais atenção do seu público.
Mas a realidade mudou radicalmente com a popularização da internet e o surgimento das redes sociais. A forma de agenciamento de serviços e produtos agora, é outra, assim como também o relacionamento com o cliente, que tem papel fundamental no sucesso da marca e na construção da sua credibilidade.
Essa nova maneira de “entender e atender” os consumidores é o que denominamos como marketing digital. É a essência e os princípios do marketing aplicados nos meios digitais.
Isso foi o que a internet trouxe para nós, um mundo totalmente novo e cheio de possibilidades. A interação através das redes sociais tais como twitter, facebook, linkedin, instagram, youtube, etc, e o uso do e-mail marketing e do Blog oferece um contexto onde agimos de forma ativa, não apenas lendo e escrevendo, mas também influenciando intensamente nas decisões das empresas.
São milhões de usuários acessando diariamente informações distribuídas por toda a rede. E esse número cresce assustadoramente, sendo que não há nenhuma possibilidade de retrocesso. Assim, fica mais simples perceber porque o marketing digital é considerado tão poderoso e de fundamental importância para o crescimento e fortalecimento de qualquer negócio. Não restando dúvidas quanto à importância desse canal para oferecer produtos e serviços, além de atrair novos clientes e fidelizar os que já se tem.
É possível vender mais com o marketing digital?
Se você consegue visualizar onde seu público está, obviamente é o lugar que sua empresa necessita marcar território. Esse é o primeiro passo. Ter um site, entrar nas redes e fazer parte do universo online.
O marketing digital pode se tornar uma ferramenta poderosa usada a seu favor para conhecer o comportamento do cliente e alinhar as estratégias do seu negócio.
Nesses canais existem caminhos para conhecer melhor o comportamento das pessoas, quais são os seus gostos, de que forma elas pensam, o que elas esperam das marcas e por aí vai. Além disso, há o fato de que clientes satisfeitos com o seu negócio possivelmente irão explanar publicamente seu contentamento e até compartilhar com outras pessoas.
O que acaba incentivando outros consumidores e ajudando a empresa a construir um bom relacionamento com seu público.
Marketing Digital e suas vantagens
É muito importante ter uma estratégia de marketing bem aplicada na rede que gera resultados surpreendentes e lhe dá garantias de que lá é realmente o lugar onde sua empresa deve estar para atrair, interagir, conquistar e manter seu público.
Destacamos aqui, alguns pontos da importância do marketing digital para os negócios e motivos pelos quais essa estratégia pode ajudar sua empresa a vender mais e se posicionar melhor no mercado. Não resta dúvidas de que o Marketing Digital permanecerá em expansão e a importância de possuir uma identidade digital se torna imprescindível para a sobrevivência no mercado, não importa o tamanho da empresa.