As ferramentas do marketing digital têm a função de alavancar o seu empreendimento. Algumas são tão essenciais que podem ser consideradas até mesmo obrigatórias que é o caso do email marketing.
Utilizar as ferramentas do marketing digital a seu favor é a forma perfeita de conquistar o sucesso através da expansão do seu alcance. O email marketing é uma forma de conversão do visitante em lead e isso é essencial na jornada do seu consumidor.
O marketing digital requer varias etapas até se consolidar uma venda. A atração é realizada através de conteúdos, no entanto é o email marketing que tem a finalidade de conversão e também de trazer este visitante de volta para seu site ou blog.
Hoje você vai aprender tudo que precisa para colocar seu email marketing em ação hoje mesmo. Então não perca nem mais um segundo sequer e venha logo aprender todo este potencial do email marketing.
Conceito de Email Marketing
Antes de ir logo para a aplicação prática do email marketing é fundamental entender o seu conceito. É com base neste conceito que você será capaz de trabalhar esta ferramenta de forma completamente satisfatória.
O email marketing é uma ferramenta de uso há bastante tempo. No entanto não é uma ferramenta velha ou defasada, na realidade apresenta resultados altíssimos na conversão.
O email é uma forma de contato tradicional e estimasse que mais de 75% dos internautas o utilizam e o deixa aberto em seus navegadores sempre. Desta forma, estão sempre recebendo seus emails e estão atentos as novidades que ali surgem.
Sendo assim você tem em mãos um canal de comunicação muito eficaz. Mas só por causa disso não significa que deve tomar cuidados importantes. Não se pode confundir email marketing eficaz com enviou de spam.
Há tempos atrás era bastante comum a prática do envio de spams ou emails sem muito nexo com a finalidade de apenas encher a caixa de email do usuário. É lógico que este tipo de prática não servia para nada além de irritar o usuário.
O email marketing deve ser utilizado para levar conteúdos exclusivos para seu leitor com a finalidade de atraí-lo de volta ao seu site ou blog e assim continuar consumindo seus conteúdos e se manter ativo em sua jornada de vendas ou leads.
Agora vamos as formas para você colocar isso em prática e começar a gerar a sua própria lista de emails e converter muito mais.
1. Ferramentas de automação
Para começar a aplicar o email marketing o primeiro passo é a implantação de ferramentas de otimização. Sem estas ferramentas não é possível capturar novos emails para sua lista e muito menos realizar os envios.
Os sistemas tradicionais de emails enviam apenas mensagens individuais. Imagine você enviando emails um por um com uma lista de mais de 2.000 contatos. Você ficaria o dia todo e não conseguiria realizar a sua tarefa.
É por isso que precisamos contar com ferramentas de automação chamadas de mailing. Aqui vão algumas ferramentas gratuitas para você começar, no entanto as listas são limitadas e com o aumento será necessário migrar para um plano pró.
- Mailchimp – poderosa ferramenta e uma das mais utilizadas no mundo todo. Com a conta free você tem a sua disposição envios ilimitados e uma lista de até 2.000 emails cadastrados. O único problema é que a ferramenta é totalmente em inglês.
- Netronews – esta é uma ferramenta para quem está iniciando sua automação e ainda não possui muitos conhecimentos técnicos. É muito simples de ser utilizada e bastante intuitiva. No entanto é bastante limitada sendo possível enviar 5.000 emails mensais e ter uma lista de 1.000 contanto, isso em sua versão free.
- E-goi – esta em uma ferramenta de Portugal bastante utilizada por brasileiros e grande empresas. Tem várias funcionalidades e também possui uma versão free. Porém sua versão free é bastante limitada suportando envios ilimitados e uma lista de contato de apenas 500 emails.
- Get Response – esta é uma ferramenta também completa, no entanto não possui uma versão free e sim tempo gratuito experimental. É bastante simples de utilizar e conta também com um criador de Landing Pages e criação de formulários. Atualmente a ferramenta já conta com uma versão totalmente em português.
2. Criando sua própria lista emails
A criação da sua lista de emails é o segundo passo. Se você pensa que vai comprar um cd cheio de emails e começar a disparar para estes contatos sugiro repensar sua estratégia.
Não dá para comprar qualquer email e enviar suas campanhas de email marketing pensando que terá resultados. É preciso gerar a sua própria lista de emails de pessoas realmente interessadas.
Para isto insira formulários em suas páginas ou mesmo oferece incas virtuais em troca do email destes usuários. Assim você terá pessoas realmente interessadas no seu tipo de conteúdo e empreendimento.
3. Criando campanhas responsáveis
Eu já falei do perigo do envio de spam lá no começo deste artigo e agora vamos falar de forma mais especifica. Para ter resultados no email marketing é preciso oferecer conteúdos de valor. Muito mais valor do que já há no seu portal online.
É assim que se constrói uma lista vip de emails, oferecendo conteúdo vip e que realmente engajam o seu público. Afinal de contas o seu objetivo e trazer o visitante de volta a sua página para consumir regularmente seus materiais.
Oferte sempre o melhor e sempre o que o seu leitor busca. Assim ele terá para em receber o seu email marketing ao invés de se irritar com eles.
4. Controle de frequência de envios
Para ter sucesso com seu email marketing é preciso bastante sensatez e moderação. Não pense que é enchendo a caixa de emails do seu leitor que você irá ganhar a sua atenção. Ninguém gosta de receber email “adoidado” em sua caixa.
Por isso é essencial ao sucesso que você planeje muito bem suas campanhas e regule a quantidade dos disparos realizados. Às vezes um email por semana pode ser a melhor opção. No entanto isso irá depender muito do seu público e principalmente o tipo de conteúdo que está sendo ofertado, mas não exagere de forma alguma.
Agora que você sabe tudo sobre o email marketing e ainda têm as ferramentas necessárias a sua disposição é hora de colocar tudo em prática. Lembre-se de curtir e compartilhar com os amigos e também curtir nossa Fan Page no Facebook para acompanhar conteúdos exclusivos.