Assim como em qualquer negócio offline, negócios como programas de afiliados também precisam encontrar, gerar demanda e atender os desejos do público, e para realizar tudo isso é preciso ter conhecimento do potencial do ativo do marketing digital. Ou seja, ter conhecimento de todas as ferramentas e recursos que um negócio digital precisa para planejar ações e atingir os potenciais clientes. Os ativos na verdade são ações realizadas na internet para impulsionar as vendas.
Construir ativos é extremamente essencial para o mercado de afiliação. Quando se é afiliado, para que as vendas cresçam consideravelmente é preciso criar ativos importantes para seu negócio. O essencial para que o negócio digital funcione é o relacionamento com a audiência e a criação de uma base de clientes.
Se você é afiliado, e um afiliado que só envia tráfego para um vídeo de vendas você esta perdendo uma grande chance de vender e criar esse relacionamento com seus clientes.
Ativos de Marketing Digital
Ativo em marketing digital é uma aplicação semelhante para meios digitais e convencionais, se referindo ao que se constrói com o tempo e atuação de um negócio digital. Tradicionalmente essa é a reputação da marca construída, pontos de venda, a base de consumidores fiéis, o produto referencial da marca e tudo que se torna fonte de receita contínua para aquele negócio.
No Marketing digital, os conceitos são parecidos com os citados acima, o que muda é a forma de conquistar e trabalhar em cada um.
• E-mail – A lista de e-mail é conquistada através de um conteúdo relevante a atenção de cada contado. Se a lista for bem mapeada e cultivada, ela também incluirá potenciais clientes dos produtos e serviços que são oferecidos através do e-mail e também haverão pessoas interessadas nesse produto, com capacidade de indicá-lo gratuitamente através do sistema de marketing mais eficiente, o famoso “boca a boca”;
• Evidência nas pesquisas de busca – Um bom posicionamento orgânico no Google, ou seja, não pago, com palavras-chaves relevantes ao produto oferecido, obtidos com práticas de segmentação e conteúdo adequadas ao público-alvo, e termos de busca com frases específicas para gerar uma alta taxa de conversão;
• Conteúdo – O conteúdo é o verdadeiro diferencial no planejamento do marketing digital. Um excelente acervo digital composto por textos, e-books, planilhas, vídeos, webinares, áudios, imagens, gráficos, sempre repletos de conteúdo rico são uma verdadeira atração de leads, pessoas interessadas em seus conhecimentos e claro, em seus produtos;
• Branding – O branding é o fortalecimento da marca, uma verdadeira relação de confiança com os clientes, entrega, e um compromisso duradouro do afiliado com seus clientes. No marketing tradicional o branding é conhecido como a reputação, algo que é impossível de se construir da noite para o dia;
• Distribuição – Os canais de distribuição podem ser vários, Fanpage no Facebook, um perfil no Twitter, Snapchat ou instagram, company Page no LinkedIn, um grupo de vendas no Whatsapp. São inúmeras mídias que possibilitam a criação de canais de distribuição de informações relevantes e interessantes sobre um negócio.
O que realmente é importará nesse caso é a forma com que cada um deles será trabalhado, sempre considerando o público-alvo com maior ou menor presença de acordo coma rede social escolhida. Enfim, um bom canal de distribuição é uma verdadeira fonte confiável para qualquer pessoa que estiver interessada em sua empresa ou ramo de atuação.
Como criar e trabalhar com os ativos de marketing?
Website com blog
Hoje em dia um blog passou a ser item essencial para divulgação de produtos digitais. A criação de um blog pode acabar sendo o principal ativo de marketing digital, pois será através do seu site e blog que os produtos serão vistos na internet.
Quando você investe e se preocupa com a estrutura física da divulgação, é hora de criar um site para seu negócio e impulsionar suas vendas.
Lembre-se que o conteúdo do blog é importante, pois os consumidores buscam conteúdos relevantes, principalmente se estiverem em busca de algum tipo de solução para um problema específico ou para aprender algo e até mesmo compartilhar com os amigos nas redes sociais (o que pode ajudar ainda na divulgação de seu site/blog). Seu site/blog precisa ser bem estruturado e conter uma boa freqüência de postagens de novos conteúdos, assim será fácil conquistar uma grande audiência para seu blog e fortalecer seu ativo.