Como trabalhar com e-mail marketing


O e-mail marketing se tornou uma maneira de entregar as mensagens certas, para as pessoas certas, na hora certa. Essa forma de estratégia de mercado se tornou uma excelente ferramenta para profissionais de marketing, o e-mail é um canal extremamente democrático.

Portanto, ao contrário do que muitos confiam, o e-mail marketing não morreu, e pode ser uma ótima maneira de crescer seu negócio!

O que é e-mail marketing?

O e-mail marketing é a comunicação entre uma empresa e seus consumidores ou virtuais clientes, via e-mail.

Alguns exemplos comuns de e-mail marketing que você já deve ter recebido na sua caixa de entrada são:

  • Oferta de passagem aérea
  • Promoções
  • Confirmação de uma compra online
  • Newsletter

No início do uso do e-mail como ferramenta de marketing era vista como uma versão digital de propagandas enviadas via correspondência.  De tal modo, o e-mail se tornou um canal de comunicação em massa e as mensagens enviadas estavam longe de ser relevantes para quem as recebia.

Por essa razão, durante vários anos o e-mail marketing era visto como uma comunicação invasiva. Mas ele evoluiu, e hoje em dia os melhores profissionais de marketing enxergam que o e-mail é uma das maneiras mais pessoais de se comunicar com consumidores, através de uma troca direta de mensagens.

Por que utilizar e-mail marketing?

As redes sociais têm ganhado espaço no marketing digital. No entanto, o e-mail marketing pode ser uma excelente opção para quem coleta endereços de e-mails e quer aumentar a importância da sua marca entre esses contatos. Veja alguns motivos:

Grande alcance

No endereço de e-mail concentra todas as ações que fazemos em outros canais. Toda vez que criamos um login em qualquer site, por exemplo, utilizamos o endereço de e-mail. De tal modo, ele é uma parte efetiva das atividades de um usuário na Internet.

Alcance previsível

No e-mail marketing, temos um grande alcance previsível. Isso significa que se você selecionar 100 endereços de e-mails para enviar sua mensagem, todos os 100 receberão seu e-mails na caixa de entrada.

Formato flexível

O e-mail é a tela em branco que todo profissional de marketing digital precisa, Mensagens enviadas por e-mail não têm limites de caracteres, podem conter imagens.

No e-mail podemos incluir elementos gráficos, ou pode conter apenas texto, como se você estivesse escrevendo mensagens pessoais para todos os seus contatos.

Por meio dele, você se comunica por mensagens curtas, inclui diversos links para páginas da web, ou contar uma história longa. Portanto, o e-mail pode ter o formato de que você desejar!

Alto retorno financeiro

Para começar uma estratégia de e-mail marketing, você precisa de apenas 3 ingredientes: domínio, ferramenta, e uma pessoa especifica para executar a estratégia.

Escolher uma boa ferramenta de e-mail marketing é essencial. Existem diversas opções no mercado que atendem a todos os níveis de necessidade, incluindo ferramentas gratuitas.

Independente da ferramenta que você escolher, o investimento não será muito alto. Por isso, o e-mails é o canal de marketing digital que apresenta melhor retorno financeiro, e o bom que você não precisa investir muito inicialmente.