Imagine utilizar em seu empreendimento uma ferramenta capaz de aumentar suas vendas e conversões em até 75%. Para o neuromarketing isso não é apenas possível como aplicável em todos os empreendimentos.
No artigo de hoje você irá entender o conceito do neuromarketing e principalmente o seu funcionamento através do comportamento e padrão de pensamento do seu consumidor.
Se você quer usar uma ferramenta que tem ação direta no cérebro do seu cliente você está no lugar certo. E hoje vai aprender tudo que precisa para ingressar no mundo da persuasão e do sucesso de vendas e conquista de clientes.
Neuromarketing: conceito da ferramenta que tem ação direta no cérebro
As ferramentas estão evoluindo cada vez mais com o tempo. Principalmente quando o assunto é promoção de empreendimento e conversão final em vendas. Isso porque todo mundo quer vender seu produto e consequentemente aumentar o seu faturamento.
Com o avanço destas ferramentas surgiu novas necessidade e com elas novas soluções. O neuromarketing é uma poderosa ferramenta que combina as técnicas do marketing com a psicologia comportamental e ainda o estudo do funcionamento da mente humana.
Este conjunto amplo de estudo pode oferecer finalmente uma solução com um índice real de aumento de até 75% da conversão final. Isso se baseando no comportamento mental humano e suas reações a cada estímulo ofertado.
O ser humano adora se dizer diferente dos animais e seu principal argumento para isso é a capacidade lógica. No entanto estudos apontam que apenas 5% das decisões humanas são de fato baseadas na lógica.
E você de estar se perguntando e a maioria das decisões humanas é embasada em que, afinal? Os 95% das decisões humanas são baseadas exclusivamente nas emoções e também nos instintos mais primitivos.
O que acontece na realidade é que depois de tomar uma decisão emocional o seu cérebro a justifica como sendo lógica, quando na verdade nunca foi. No neuromarketing o cérebro humano é dividido em três partes cada uma com a sua função.
Conhecer cada função é o segredo para a aplicação do neuromarketing e é disso que você vai ver nós próximos blocos. Então continue lendo.
A divisão do cérebro em três partes e sistemas diferentes
O grande segredo do neuromarketing está justamente em entender as capacidades e reações do cérebro humano. É através deste entendimento que será possível direcionar campanhas e conteúdos de forma que interajam exatamente com a parte do cérebro desejada e com isto estimule o ponto de interesse.
Cada estímulo que o nosso cérebro recebe é processado em uma área diferente. Com isso há também reações diferentes para cada estímulo. No neuromarketing o cérebro humano é dividido em três partes de acordo com os diversos estudos de biologia e desenvolvimento das capacidades cerebrais humanas.
Agora que você já sabe desta divisão precisa conhecer cada parte e ainda cada função exercida. Além disso, vai entender também quais partes devem ser estimuladas para vender mais e engajar de fato o seu público-alvo.
Neocórtex – sistema lógico e racional
Realmente o que nos diferencia dos animais presentes neste planeta é a nossa capacidade de desenvolver racionalização e lógica. Este atributo se dá ao desenvolvimento da parte superior (alta) do cérebro.
No entanto o neocórtex é uma parte do cérebro considerada nova no ser humano e se desenvolveu nós últimos milhares de anos. Foi durante este desenvolvimento que os seres humanos abandonaram suas condições primitivas de sobrevivência.
Por mais que esta parte do cérebro seja de grande valia para nosso progresso com espécie, este avanço não representa muito em capacidades quantitativas. O neocórtex representa apenas 5% do cérebro e de suas capacidades.
É justamente deste dado que apenas 5% das decisões humanas são tomadas com base na lógica e racionalização. Esta parte do cérebro é responsável pelo pensamento critico e analítico.
Toda informação que precisa ser racionalizada é gerida pelo seu neocórtex. Agora, neste exato momento é seu neocórtex que trabalha para entender o que estou dizendo de maneira lógica.
Mas, as capacidades não param por aí, é preciso ainda conhecer os dois outros sistemas cerebrais para de fato aumentar suas vendas e engajamento.
Sistema límbico – a raiz das emoções
Na verdade nós humanos não somos tão racionais assim como você mesmo pode ver. Então o que somos de verdade? Somos seres que tomamos nossas decisões com base na emoção.
De fato somos seres completamente emocionais e 95% das nossas decisões são tomadas nesta parte do cérebro. A outra parte, que falaremos mais adiante age em complemento do sistema límbico.
No sistema límbico está todas as suas memórias de longo prazo, experienciais pessoais vividas ou vivencias e é através destas informações que seu cérebro irá decidir se algo é bom, interessante, perigoso, que você deve ou não comprar naquele momento.
Uma coisa que você jamais deve esquece é que as emoções, além de profundas te levam a tomar decisões, coerentes ou não através de experiências previas.
Além disso, as emoções fazem você tomar uma decisão e reação imediata a qualquer situação que seu cérebro processe. Isso é de grande valia para a compra no impulso ou venda no nosso caso.
É exatamente isso que mais interessa a você e ao neuromarketing, fazer pessoas tomar suas decisões com base na emoção e imediatamente depois de uma proposta considerada interessante pelo sistema límbico.
Tá, você certamente deve estar querendo um bom exemplo disso. Bom, isso é o seu neocórtex trabalhando tentando encontrar lógica no que estou dizendo. Então deixa eu satisfazer seu neocórtex por um momento.
Um bom exemplo de aplicação, já aconteceu de você comprar algo e depois nunca utilizá-lo ou até mesmo ficar pensado “por que diabos comprei isso mesmo?”
É meu amigo! Você foi levado a tomar uma decisão no impulso justamente pelo seu sistema límbico que ficou super excitado naquele momento e julgou extremamente útil fazer esta compra.
Quando a excitação do sistema límbico baixou seu neocórtex e viu que a compra não teve nenhum sentido.
Sistema reptiliano – os instintos primitivos
Embora as pessoas adoram afirmar que os humanos não possuem instintos primitivos elas estão completamente enganadas. Nós humanos possuímos instintos como qualquer outro animal ou mesmo inseto deste planeta.
Isso não coloca os seres humanos abaixo de nada, no entanto é uma função completamente necessária e foi necessária ao longo dos milhões de anos do desenvolvimento da vida.
Tá bom se neocórtex novamente quer um exemplo prática. Sabe quando você toma um susto e simplesmente dá aquele pulo? Isso ocorre porque seu sistema reptiliano faz seu cérebro literalmente entrar em colapso.
No momento do susto, seu cérebro reptiliano é o primeiro a perceber a situação e para ele não existe racionalização e nem emoções, é puro instinto de sobrevivência.
Então ele processa o susto, que pode ser um barulho ou até mesmo algo vindo na sua direção como uma ameaça e assim dá a ordem de correr, lutar ou congelar.
Animais que se fingem de morto é apenas uma reação de seu cérebro reptiliano eu os faz congelar perante a ameaça. Por isso não motivo para congelarem é só instinto.
Utilizando estas capacidades cerebrais de forma correta é possível aumentar suas vendas empiricamente. Tudo isso é tema de estudos e aplicações do neuromarketing. Gostou deste artigo? Curta e compartilhe com os amigos e continue acompanhando as novidades do blog.