Imagine usar uma ferramenta revolucionaria de divulgação que conecta o seu leitor ao seu empreendimento. Hoje isso não só é possível como é o tipo de marketing mais funcional e com resultados aplicáveis.
Bem sabemos que com o tempo a maioria das situações a nossa volta vão se modificando. Isso ocorreu com o outbound marketing que atualmente não oferece os mesmo resultados que a nova versão que é o Inbound Marketing.
No entanto é preciso conhecer o Inbound Marketing e seus 3 pilares fundamentais para aplicá-lo adequadamente e de forma que realmente traga resultados favoráveis ao seu empreendimento. E tudo isso você vai ver neste artigo completo, então continue lendo.
Inbound Marketing um novo sistema para atração
O marketing antigo ou o conhecido outbound marketing é aquela forma mais agressiva de levar o seu produto e sua marca ao conhecimento do seu público. Por que é agressiva?
Tomamos o outbound marketing como agressivo justamente por se basear em anúncios que interrompem a programação habitual e de interesse do cidadão. O Inbound Marketing simplesmente funciona de forma completamente contrária.
Com o Inbound Marketing é o leitor que deve encontrar sua empresa e produtos e se interessar por ele. Isso por sua vez consolida em uma prática de marketing de atração.
A atração é muito mais eficaz que a interrupção e sabe por quê? Primeiramente deixa de ser algo que interrompe e atrapalha para se tornar algo útil, relevante e que agregue real valor ao seu buscador e utilizador.
Para ofertar tudo isso o Inbound Marketing é estruturado e acompanha 3 pilares essenciais que precisam ser trabalhos individualmente, mas de forma homogênea para finalmente oferecer toda a sua capacidade.
Sabendo disso, vamos para o próximo bloco falar em especifico de cada um dos 3 pilares fundamentais do Inbound Marketing. Então continue lendo.
Os 3 pilares do Inbound Marketing
1. SEO
SEO é o (search engine optimization) ou simplesmente otimização para os mecanismos de buscas. Hoje sabemos muito bem da importância de se ter um tráfego consistente em sites e blogs e também a importância do tráfego orgânico, já que é gratuito e torna as práticas relacionadas ainda mais viáveis.
Pensando em tudo isso e sabendo dessa importância é preciso sempre trabalhar o SEO em seu empreendimento quando usando o marketing digital para alavancá-lo.
O trabalho de SEO é aplicado nos conteúdos produzidos e se usa de diversas técnicas e artimanhas para se colocar todas as orientações em prática. Alguns fatores de maior importância jamais podem ser negligenciados sob o risco de não alcançar adequadamente o seu público de mercado.
Para colocar o SEO em prática é preciso observar vários aspectos, alguns são:
- Uso das palavras-chave mais adequadas e relevantes
- Preenchimento de campos com o atributo tag alt
- Uso de imagens relacionadas e também preenchimento tag alt nas imagens
- Uso de plugins facilitadores de otimização de conteúdos
- Princípio de escaneabilidade
- Entre outros
2. Marketing de Conteúdos
Como o grande foco do Inbound Marketing é a atração através do consumo de conteúdos este será basicamente um dos seus maiores focos. Aqui o conteúdo será produzido para atender todas as necessidades do seu leitor.
Para uma produção coerente e ainda mais engajadora é possível aplicar o funil de leads ou vendas. Este funil proporciona a divisão adequada de conteúdos podendo ser útil em diversas etapas na vida do leitor.
3. Presença nas redes sociais
As redes sociais se tornaram excelentes meios de captação. Pensando dessa forma é muito importante que seu empreendimento também esteja presente neste meio de comunicação.
Através do marketing de conteúdos em suas redes sociais será possível atrair novos leitores para o seu empreendimento e depois, aos poucos, converte-los em leads ou mesmo clientes.
Agora que você sabe tudo sobre Inbound Marketing é hora de começar sua utilização e assim conquistar o seu espaço no mercado. Gostou do artigo? Então curta e compartilhe com os amigos e deixe também seu comentário.