O eBook é uma ótima oportunidade para alcançar informações de possíveis clientes: as pessoas não se importam em deixar o e-mail e outros dados em um formulário, já que vão receber um conteúdo mais rico e denso. Acaba valendo a pena para os dois lados.
Por conta deles, diariamente recebemos algumas informações, que nos fazem entender melhor nosso público e possibilitam o contato direto com nossos clientes
Mas se para nós essa já é uma atividade corriqueira, para empresas que estão iniciando pode ser difícil saber como começar e como fazer um eBook que crie resultados, e isso acaba atrapalhando ou até impedindo que a estratégia de criação de conteúdo que seja colocada em prática e prospere.
Por isso, o ideal é montar um processo de produção ordenado, que siga etapas pré-determinadas, tornando o desenvolvimento do eBook mais dinâmico.
Para fazer um eBook de qualidade, siga esses passos:
1. Levante e valide as ideias
Para começar, é preciso que você tenha boas ideias de como fazer um eBook. Mas como você terá essas boas ideias?
E necessário fazer uma espécie de um levantamento com sua equipe para buscar sugestões. Você pode também ver que tipo de conteúdo está sendo produzido no seu mercado e pegar algumas referências, caso se você quiser uma versão melhor do que já foi apresentado, quanto se você preferir criar algo inovador.
Outra forma de levantar pontos para criar um eBook é ver que tipo de material sua empresa para gerar ideias de conteúdo. Você pode, por exemplo, aproveitar uma pesquisa de mercado para conseguir assuntos sobre as principais tendências da sua área de atuação.
Uma terceira sugestão é pensar nos principais problemas do seu público, considerar os assuntos que fazem mais sucesso no seu blog, tentar ver na internet o que as pessoas procuram no seu site. Todas essas são formas válidas de decidir o assunto do eBook.
Depois disso, você possivelmente levantou diversas ideias para fazer um eBook. Mas para dar continuidade à sua produção, tenha o foco naquelas que fazem mais sentido para sua empresa e para seus clientes.
Para isso, uma sugestão é ter ideias com outros setores da empresa que estão em contato direto com os clientes, ou com os próprios clientes. Você pode fazer entrevistas ou pesquisas por e-mail, pelas redes sociais e também pessoalmente para fazer essa validação.
Defina o que será o material e reúna informações
Agora que você já validou os assuntos para fazer um eBook, definir o tema. É necessário se perguntar:
• Do que se trata o conteúdo?
• Qual é a pessoa a quem ele se direciona?
• Qual problema ele resolve?
• Em que etapa da jornada de compra ele se encaixa?
• Qual é o seu objetivo?
• É possível aproveitar algum eBook já feito? Ou é melhor partir do zero?
• Seus concorrentes ou alguma empresa do seu mercado já fez algo similar? Se sim, como fazer um eBook melhor?
É muito provável que você não tenha a resposta para todas estas perguntas. Por isso, novamente, é interessante que você converse com outras áreas da sua empresa e com seus clientes e possíveis clientes para descobrir essas informações.
Além disso, busque também outras fontes de informação (concorrentes, pesquisas de mercado etc.) e já vá reunindo os dados que você usará como fonte de pesquisa.