É necessário ter planejamento desde o início, para que possa alcançar suas expectativas futuramente.
Criar um blog pode se tonar algo imprescindível para a estratégia do seu negócio. Afinal, ele servirá como base para ajudar a construir sua autoridade, e a divulgar seu conteúdo/produtos/serviços.
Portanto, se você quer transformar um blog em negócio, primeiramente é importante saber porque está criando um, e como ele será criado e mantido. Se o blog se tornar sua estratégia principal, será fundamental ter muita atenção e dedicação.
Qual seu objetivo de criar um blog?
• Você está tentando criar um blog, porque quer se tornar blogueiro de sucesso;
• Porque alguém te orientou que essa é a melhor opção para ganhar dinheiro na internet;
• Porque você pretende começar/desenvolver seu negócio e precisa de um blog para colaborar nesse processo;
O que devo escrever em um blog?
Primeiramente, você deve ter em mente antes de criar um blog, qual tipo de conteúdo você pretende abordado nele. Com que área você irá atuar? Qual o segmento de mercado você vai focar?
Criar um blog de negócio, sem um planejamento, pode ser perda de tempo e de dinheiro. Muita calma nessa hora!
Se pensarmos bem, é necessário fazer uma análise de mercado, para conseguimos visualizar as tendências dos interesses das pessoas
Temos então três alternativas:
• Trabalha em uma área que já possui clientela;
• Trabalhar em determinada área, e fazer uma pesquisar se existem clientes nessa área;
• Se você tem uma ideia genial e inovadora, que vai revolucionar o século.
Comece escolhendo uma área de atuação, onde exista pessoas interessadas no que você tem a falar/indicar/vender; de preferência que você tenha conhecimento ou vontade de aprender.
Qual nome escolher para o blog?
Novamente temos a importância do planejamento: Qual a finalidade do blog?
Eu diria para você utilizar uma palavra-chave do seu negócio. São palavras-chave muito procuradas no Google, logo, ajudarão seu blog a se posicionar em bons resultados e ser mais facilmente encontrado.
Agora, imagine que você quer construir autoridade, ser reconhecido futuramente pelo seu trabalho, ser “famoso” na sua área de atuação, é muito mais fácil conseguir isso trabalhando em cima do seu nome ou de uma marca.
Não necessariamente precisa ser obrigatoriamente seu nome, pode ser sua marca, ou até uma palavra-chave, mas desde que seja algo bacana, fácil de lembrar, que agrade.
É diferente a sua marca ser algo mais específico, fácil de lembrar, e esteticamente agradável de ver/ouvir,
Portanto, pense previamente no objetivo por trás do seu blog, e a partir disso nomeie-o de acordo com seu propósito.
O que escrever no blog?
Se pensarmos sobre este ponto de vista, no fundo o blog não é nosso, mas sim do nosso visitante. É ele que dita o que será escrito, como será escrito, quando será escrito, e em que quantidade será escrito.
É a partir das buscas do seu visitante, dos interesses dele, que você desenvolverá seu blog. É um conteúdo atraente, solucionador, compreensivo, que fará um leitor desconhecido transformar-se em um visitante fiel, em um fã fiel, em um comprador fiel.
Se planejar bem, sempre terá algo que você gostaria de escrever, e que o seu visitante gostaria de ler.